top of page
Enel Compartilha Inclusão Digital

Enel Compartilha
Inclusão Digital em comunidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (RJ)

Coordenação

de projeto

Projeto para implementação de quatro telecentros em diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com Enfoco e Reame (São Gonçalo), Associação Pestalozzi (Itaboraí) e Associação Igrejinha (Niterói), com o objetivo de potencializar o uso das ferramentas de informática e internet para promover o desenvolvimento social, aumentar a qualificação de jovens para o mercado de trabalho e facilitar o acesso a serviços públicos.

A convite do Viva Rio, assumimos a coordenação do projeto. 

Programa Enel Compartilha 

Cliente executor: Viva Rio

Patrocínio: Enel

Tela de Acesso_Inclusão digital_1280X768_72ppi.jpg
20190128_112343.jpg

Nossa atuação

• Coordenar a realização da reforma estrutural e física necessária, de maneira a transformar as salas cedidas pelas próprias instituições para receber o projeto em locais seguros e preparados tecnicamente para abrigar 10 computadores e outros equipamentos; mobiliários para turmas com média de 20 alunos, cada; materiais de papelaria para os professores e ar-condicionado.

• Negociar de parcerias nos municípios de realização das atividades, interlocução com respectivos patrocinadores e elaboração de relatórios de impacto dos projetos.

 

•  Oferecer matrículas para 200 alunos por telecentro, divididos em duas frentes de frequência: 1) alunos que participarão das aulas de reforço para o ENEM 2018; e 2) alunos que participarão das oficinas de tecnologia.

 

•  Selecionar, contratar e disponibilizar professores das oito disciplinas contidas nos exames do ENEM 2018: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

 

•  Selecionar, contratar e disponibilizar professores para oficinas de Introdução à Informática, Pacote Office, APPs para Smartphone/ Empreendedorismo.

 

•  Registrar os processos de implementação e ativação dos telecentros.

 

•  Mobilizar e divulgar os horários e dias disponíveis, estimulando a adesão comunitária.

 

•  Ao final, entregar os telecentros como legado para as respectivas comunidades, aos cuidados das instituições acolhedoras do projeto. 

Principais resultados

Instalação de  quatro (04) telecentros em comunidades consideradas de risco nos municípios de São Gonçalo e Niterói.


Entre janeiro de 2018 e março de 2019, o projeto beneficiou 855 jovens dessas localidades, por meio da oferta de aulas de reforço para oito (08) disciplinas do Enem, bem como quatro (04) oficinas de tecnologia.

 

http://vivario.org.br/enel_digital/ 

20190318_231652.jpg
bottom of page